Saúde da Pessoa Idosa – Apresentação

Saúde da Pessoa Idosa 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está ocorrendo o envelhecimento da população brasileira, Mato Grosso do Sul segue na mesma tendência. De acordo com o levantamento realizado pela SES/MS, nos últimos cinco anos houve um acréscimo de quase cem mil pessoas idosas no Estado de Mato Grosso do Sul. Isto significa que de cada 20 sul-mato-grossenses, três têm 60 anos ou mais. São 412 mil pessoas idosas residindo no Estado, equivalente a 15% da população total. Essa parcela populacional cresce em velocidade três vezes maior que a média do restante da população.

Por isto, os profissionais do serviço de atenção à saúde da pessoa idosa devem estar atentos quanto ao desenvolvimento de políticas públicas voltada para este público.

Pensando nisto, em âmbito mundial, em dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou os anos de 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, sendo um plano que envolve os setores da sociedade e governos para melhorar a vida das pessoas, de suas famílias e da comunidade.

O Brasil possui a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, Portaria número 2.528 de 19 de outubro de 2006, que tem como finalidade primordial: recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, sendo o alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.

Com base nesta finalidade, na necessidade do fortalecimento da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, considerando o processo de envelhecimento ativo e saudável, a Área Técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa  da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul objetiva contribuir no apoio de estratégias para implementação de Políticas Públicas nos municípios,  na instrumentalização dos serviços e na sensibilização dos profissionais de saúde e gestores na prevenção de agravos e promoção da saúde e cuidado integral individual, coletiva e humanizada da população idosa.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.