Redes de Serviços CET

 

OPO
ORGANIZAÇÃO DE PROCURA DE ÓRGÃOS E TECIDOS

A OPO tem a função de acompanhar todo o processo da doação/transplante, deve se reportar a Central Estadual de Transplantes e atuar em parceria com as CIHDOTT’s dos hospitais localizados na área de abrangência.

Mato Grosso do Sul possui uma OPO autorizada pelo Sistema Nacional de Transplantes, localizada em Campo Grande com sede na Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, e esta também acumula as atribuições de Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) no hospital em que está estabelecida.

As atribuições da OPO e das CIHDOTT devem ser exercidas de maneira cooperativa e ambas são corresponsáveis pelo desempenho da rede de atenção à doação de órgãos na região de atuação.

CIHDOTT
COMISSÕES INTRA-HOSPITALARES DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES

 

A CIHDOTT deve trabalhar no âmbito do estabelecimento de saúde onde está constituída, e tem funções específicas para o exercício de suas atividades relativas ao processo doação de órgãos e tecidos, conforme normatização vigente. Em Mato Grosso do Sul existem 09 CIHDOTT’s atuando em estabelecimentos de saúde da capital e do interior.

 

CIHDOTT – Mato Grosso do Sul

HOSPITAL MUNICÍPIO
Santa Casa de Campo Grande (OPO) Campo Grande
Hospital Cassems Campo Grande
Hospital Unimed Campo Grande
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Campo Grande
Hospital Universitário Maria Ap. Pedrossian Campo Grande
Hospital da Vida Dourados
Hospital Evangélico Dourados
Hospital Universitário da UFGD Dourados
Hospital Nossa Senhora Auxiliadora Três Lagoas

Fonte: CET/MS

 

 

LABORATÓRIO DE HISTOCOMPATIBILIDADE

 

Autorizado pelo Sistema Nacional de Transplantes/Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul o Biomolecular Laboratório de Biologia Molecular, localizado em Campo Grande, sua abrangência é estadual, o mesmo é responsável pela coleta e armazenamento de soro de receptores de órgãos.

Realiza a tipificação (HLA) de doadores de órgãos e doadores voluntários de medula óssea.

 

BANCO DE TECIDO OCULAR

 

Autorizado pelo Sistema Nacional de Transplantes/Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, o Banco de Olhos da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, é o responsável no Estado pela captação, processamento, conservação e liberação do tecido ocular humano para realização do transplante de córneas

 

HEMOSUL

 

Serviço de referência, no Estado, para a realização de exames sorológicos de doadores de órgãos e tecidos, localizado em Campo Grande, disponível 24 horas.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.