Apresentação

GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

 

Conforme o atual organograma da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul - SES a Gerência Estadual de Alimentação e Nutrição -GEAN é uma área técnica que faz parte da Coordenadoria Estadual de Atenção à Saúde - CAS vinculada à Diretoria Geral de Atenção à Saúde -  DGAS.
Em 1999 foi aprovada a PNAN – Política Nacional de Alimentação e Nutrição, publicada através da Portaria 710/GM/MS de 10/06/1999, atualizada pela Portaria 2.715, de 17/11/2011. E em dezembro de 1999, a SES/MS através das Políticas Públicas Estaduais em consonância com a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional da população sul-mato-grossense implanta no estado a Área Técnica de Alimentação e Nutrição.
Hoje a GEAN – Gerência Estadual de Alimentação e Nutrição é responsável pela implementação das ações da PNAN neste estado, de acordo com suas diretrizes conforme preconiza a política:
  1. Organização da Atenção Nutricional;
  2. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável;
  3. Vigilância Alimentar e Nutricional;
  4. Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição;
  5. Participação e Controle Social;
  6. Qualificação da Força de Trabalho;
  7. Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Alimentação e Nutrição;
  8. Controle e Regulação de Alimentos;
  9. Cooperação e Articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional.
Para que as Politicas de Alimentação e Nutrição e de Promoção da Saúde sejam implementadas a GEAN trabalha com os seguintes programas em MS:
-Academia da Saúde;
-Micronutrientes (PNSF – Programa Nacional de Suplementação de Sulfato Ferroso; PNSVA – Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e Nutrisus);
-Programa Bolsa Família;
-EAAB;
-Crescer Saudável
-SISVAN/VAN

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.