Princípios da Rede Cegonha:
A organização da composição e do processo de trabalho do grupo condutor deve ser de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. São representações indicadas para compor os grupos condutores no âmbito municipal: Coordenação de atenção básica; Coordenação de atenção especializada; Hospital / maternidade / Centro de Parto Normal; Comitê municipal de investigação de óbito materno infantil; Vigilância epidemiológica municipal; Coordenação de laboratórios e serviços diagnósticos; Coordenação de assistência farmacêutica; Auditoria municipal; Vigilância sanitária municipal; Distrito sanitário indígena; Secretaria de políticas públicas para mulheres e/ou demais parceiros; Planejamento, controle e avaliação; Conselho municipal de saúde. A composição do grupo condutor deve se adequar à realidade do município, incluindo todos os serviços envolvidos com o cuidado perinatal.
Todos os pontos de atenção a saúde são igualmente importantes para que se cumpram os objetivos da rede de atenção à saúde e se diferenciam, apenas, pelas distintas densidades tecnológicas que os caracterizam. Experiências têm demonstrado que a organização da RAS tendo a Atenção Primária à Saúde (APS) como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede, se apresenta como um mecanismo de superação da fragmentação sistêmica; é mais eficaz, tanto em termos de organização interna (alocação de recursos, coordenação clínica, etc.), quanto em sua capacidade de fazer face aos atuais desafios do cenário socioeconômico, demográfico, epidemiológico e sanitário.
Resolução 76/2018 CIB/SES/MS – Aprova o Plano de Ação Regional da Rede Cegonha
Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.